Aparelhos que mais gastam energia em casa - CGL

Saiba quais são os aparelhos que mais gastam energia dentro de casa Dicas | 13.02.2018

Os valores das faturas de energia atualmente decepcionam muitos consumidores, com reajustes constantes e fatores de aumento de preço, como as bandeiras tarifárias.

Sabendo que você, amigo da CGL, provavelmente também não está muito feliz com isso, pensamos em mostrar hoje quais são os aparelhos domésticos que mais gastam energia dentro de casa. Você vai ver que fazendo coisas simples, sem se privar de fazer o que quer, é possível diminuir o consumo de energia.

Vale lembrar que reduzindo o uso de eletricidade, especialmente não utilizando em momentos desnecessários, é possível também contribuir para o meio ambiente.

Os aparelhos que mais gastam energia

É preciso ter cuidado com os maiores inimigos, aqueles que gastam mais energia – mas que se forem usados adequadamente não trazem problemas. O chuveiro elétrico é o maior gastador, tendo um gasto de 5.000 W a 10.000 W por hora (Wh), dependendo da temperatura da água (quanto mais quente, maior o gasto de energia) e voltagem da região. Para se ter uma ideia, esse valor pode chegar ao equivalente a 145 lâmpadas de 60 W acesas simultaneamente.

Um outro grande consumidor é o secador de cabelo. Quando usado todos os dias, mais de uma vez, pode gerar um valor extra bem salgado na conta de luz. Seu gasto é de 1.000 Wh, o equivalente a 16 lâmpadas.

Na cozinha, uma série desses itens de uso rápido e grandes gastos é utilizado por todos nós praticamente diariamente. O micro-ondas, por exemplo, consome uma média de 1.300 Wh. O forno elétrico, super utilizado por quem adora uma carne assado, é um grande gastador: pode chegar até 5.000 Wh.

O refrigerador, de uso constante e tão essencial, felizmente não é um grande consumidor: os mais atuais tem uma média de consumo de 200 Wh.

Outros aparelhos típicos do dia a dia, por mais que muito usados, não costumam consumir tanto. Uma televisão de LCD de tamanho médio, por exemplo, consome entre 125Wh e 200Wh. O notebook, ao ficar ligado na tomada, consome entre 20 e 50 watts-hora, um valor bem pequeno. O carregador de smartphone é quase imperceptível: de 2,5Wh a 5Wh.

Reduzindo o consumo

Evitar o acúmulo de aparelhos já obsoletos é uma das grandes dicas que podemos dar, já que quanto mais velhos, mais gastam energia. Com a tecnologia atualmente utilizando luzes, processadores e sistemas elétricos mais econômicos, a melhor ideia é sempre tentar ter os aparelhos mais novos (quando possível, claro).

Da mesma maneira, é sempre bom lembrar: se não for usar, procure não deixar ligado. Isso vale tanto para evitar manter a televisão ligada “com as paredes”, até para evitar deixar o computador ligado sem usá-lo. As luzes de standby, disponíveis em TVs, videogames, home-theaters, DVDs e outros, também consomem energia, portanto procure sempre desliga-las.

Aparelhos que mais gastam dentro de casa - CGL

Economia com energia solar pode chegar até 95% do valor da fatura.

Um investimento que certamente traz retornos é a energia solar. É possível encomendar sistemas de acordo com a necessidade da residência. A economia gerada com as faturas de energia geralmente compensam o investimento em menos de 10 anos.

Ter o conhecimento de quais são os aparelhos que mais gastam energia dentro de casa é o primeiro passo para um consumo consciente, bom para o planeta e seu bolso.

Para mais dicas e informações úteis como essa, conte com a CGL. Acima de tudo, queremos melhorar sua qualidade de vida, dentro e fora de casa!

 


Compartilhe:

Notice: Undefined offset: 0 in C:\Inetpub\vhosts\cgl.com.br\httpdocs\blog\wp-content\themes\cgl\single.php on line 52

Notice: Trying to get property of non-object in C:\Inetpub\vhosts\cgl.com.br\httpdocs\blog\wp-content\themes\cgl\single.php on line 52