Como funcionam as redes internas do seu condomínio? Dicas | 23.02.2018

Todos os condomínios da CGL possuem infraestrutura completa para que serviços básicos cheguem até a sua casa. Mas você sabe como funciona?

Chegar em casa depois de um dia cheio de trabalho, tomar um banho quente enquanto o celular toca a sua música preferida conectado no wi-fi e depois sentar no sofá pra assistir o seu programa de TV favorito. O roteiro parece um sonho e o perfeito funcionamento de diversos aparelhos dentro da sua casa dependem de toda uma infraestrutura cuidadosamente planejada e executada: as Redes Internas.

Imagem: Reprodução

Redes Internas são todos os sistemas que levam até a sua casa serviços essenciais como água potável, energia elétrica, sinal de telefone e internet, além de comodidades como redes wi-fi, TV a cabo etc. Além disso, ela também tem a função de captar resíduos e efluentes produzidos dentro da sua casa e encaminhá-los à rede de esgoto. Todos os condomínios da CGL já são entregues com moderna infraestrutura para garantir todos estes serviços a cada um dos moradores, porém, o pleno funcionamento destes sistemas dependem – e muito – da correta utilização e constante manutenção. Saiba como funciona cada uma dessas redes:

Rede de Água Potável

A água potável vem de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sanepar, que conduz pelas ruas da cidade através de um sistema fechado e pressurizado até o condomínio da CGL. A partir daí ela é conduzida até sua residência podendo ter o medidor compartilhado ou não, dependendo do empreendimento.

Rede de Esgoto

Ela capta o esgoto de pias, chuveiros, banheiras e vasos sanitários das casas e os conduz por gravidade, ou seja, do lugar mais alto até o mais baixo, até uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Sanepar. Não deve ser confundida com a Rede de Águas Pluviais.

Rede de Águas Pluviais

É uma rede exclusiva para coletar e destinar a água das chuvas. Quando não chove, elas devem estar secas. A rede passa por baixo do meio fio das ruas e é captada pelas chamadas “bocas de lobo”. Não deve ser jogado nenhum tipo de esgoto nessa rede, já que ela conduz a água diretamente para os rios, sem passar por tratamento algum.

ATENÇÃO! Fazer ligações de rede de águas pluviais para a rede de esgoto e vice-versa é proibido e dá multa, além disso, traz sérios prejuízos ao funcionamento normal do sistema coletor.

Rede Elétrica

Conduz a energia dos postes da rua até a residência. Ela pode ser aérea ou subterrânea, dependendo do empreendimento. Fique atento para as fases e amperagem da ligação da sua casa, que pode ser bifásica, trifásica, de 50A até 100A.

Rede de cabo/lógica/telefone

São as redes que levam essas comodidades ao usuário. Podem também ser aéreas ou subterrâneas, mas dependem da empresa que fornecerá o serviço. Os condomínios da CGL são equipados com a previsão para esses serviços.

Rede de interfone

É uma rede interna que liga todas as casas e áreas comuns por meio de uma central interna de comunicação. Permite conversar com seus vizinhos, porteiros e zeladores sem sair de casa.

Continue acompanhando o nosso Blog e tenha acesso a informações importantes sobre o funcionamento de sua casa e dos nossos condomínios, além de dicas sobre decoração, lazer e bem-estar.

 


Compartilhe:

posts relacionados

Papel higiênico no vaso sanitário. Certo ou errado? Dicas | 10.03.2018

Alguns países acham estranho o hábito do brasileiro de manter uma lixeira com papel higiênico sujo dentro do banheiro. Você já deve ter...

Qual a função dos Muros de Arrimo? Dicas | 23.02.2018

Estrutura é utilizada quando há desnível entre terrenos. Planejamento e correta execução da obra é fundamental para evitar graves acid...