Gramado no quintal - CGL

Gramado no quintal: descubra como cuidar e mantê-lo bonito Dicas | 28.02.2018

Ter um pedacinho de verde perto de casa pode fazer toda a diferença em nosso dia a dia. Quem gosta de plantas, seja um gramado no quintal ou em vasos dentro de casa, sabe que ter um pouco de vida próximo da gente influencia (para melhor) na maneira como nos sentimos no ambiente.

Várias pessoas sabem disso, mas evitam mesmo assim ter uma residência “mais verde”. A CGL já mostrou aqui algumas ideias para criar quintais incríveis. Aproveitando o embalo, hoje vamos ensinar você a como cuidar bem de um gramado no quintal de casa para que você possa conservar um bom espaço verde.

Passos iniciais

A preparação da terra e escolha da planta é a etapa inicial para um gramado no quintal bem bonito e viçoso. Geralmente, não é preciso se preocupar com esses passos iniciais porque uma empresa de jardinagem confiável irá saber exatamente o que fazer.

No entanto, é bom ter uma ideia dos melhores tipos de grama para cada tipo de terreno e clima. Vamos lá:

  • Grama Esmeralda: perfeita para jardins com boa incidência de sol. Tipo que permite pisoteio leve;
  • Grama São Carlos: bastante resistente á pragas mas é sensível à falta de água. É mais indicada para lugares com menos insolação;
  • Grama Santo Agostinho: mais indicada para áreas com maior incidência de chuvas;
  • Grama Coreana: é um tipo famoso para projetos paisagísticos, já que não pode ser pisoteada por pessoas nem animais.
Cuidar do gramado no quintal - Imagem: Clique Arquitetura.

Os tipos mais comuns de grama. Imagem: reprodução / Clique Arquitetura.

É mais indicado que o plantio da grama seja feito a partir de placas e não de sementes. Apesar de ser um pouco mais caro, as placas são mais rápidas, exigem menos manutenção e dão resultados mais satisfatórios.

A preparação do solo antes da colocação das placas é bem necessária. A terra precisava ser revirada numa altura de 10 cm para que fique bem fofa antes da colocação. Todas as ervas daninhas, sujeiras e pedras precisam ser retiradas para a colocação da grama.

Quando as placas já estiverem prontas para plantio, é importante que não sejam regadas antes de irem à terra. Colocadas as placas (o que deve ser feito o mais rápido possível), é recomendado que um pouco de terra limpa seja jogada em cima da grama.

Durante 15 dias após a colocação do gramado no quintal é indicado que sejam feitas regas abundantes todo dia pela manhã. Depois desse período, a cada 2 ou 4 dias é preciso molhar a grama por mais algumas semanas para que enraízem.

Cuidando bem do gramado no quintal

Com o gramado no quintal já bem bonito e causando inveja nos vizinhos (brincadeirinha), basta fazer uma manutenção regular. Calma, não é preciso muito trabalho para manter sua grama bem verdinha.

Gramado no quintal - CGL

Cuidar bem do gramado não é tão difícil quanto parece. Imagem: reprodução / HotelTraian.

O principal é sempre ficar de olho no aspecto do gramado para saber se ele está bem servido de água. Se a região já não chove há duas semanas, por exemplo, então será preciso dar uma rega generosa em todo o gramado, mas com cuidado para não criar poças. A principal indicação de que é preciso regar a grama é se as folhas estão secas e se fechando.

O melhor momento do dia para regar o gramado é durante a manhã, antes das 10 horas. Regar ao meio dia, debaixo de muito sol, fará com que a grama não consiga receber água suficiente. Já molhar durante a noite pode aumentar a proliferação de pestes e doenças por causa da umidade.

O corte da grama

Cortar a grama é aquela tarefa que afasta a maior parte das pessoas da ideia de ter um gramado no quintal, mas não é tão complicado assim não. A cada duas semanas em média é indicado que seja feita a poda, para que a grama fique sempre bonita. Com um bom cortador, essa é uma tarefa rápida e até prazerosa.

O corte deve manter 1/3 do tamanho total da grama, para que não apareçam raízes e nem seu caule branco. As aparas (restinhos de planta) podem permanecer sobre o gramado desde que sejam pequenas e em pouca quantidade – se forem muitas, vão atrapalhar o crescimento.

É importante também sempre variar o sentido do corte enquanto estiver aparando o gramado, já que isso impede a compactação do solo.

Em relação às ervas daninhas, fungos e pestes, é fácil manter elas distantes. No caso das plantinhas invasoras, basta tirá-las com a mão quando aparecerem. Se você perceber diferenças na aparência da grama, como tons amarelados e tamanho prejudicado, talvez seja o caso de pulverizar um herbicida para matar possíveis pestes. Esses produtos podem ser passados regularmente para evitar o aparecimento de invasores.

Viu só? Não é tão difícil cultivar um gramado no quintal. A CGL valoriza o investimento em áreas verdes em sua residência, por isso que sempre procuramos manter em nossos projetos um bom espaço para a criação de uma área verde confortável e espaço. Dê uma olhada em nossos lançamentos!

Para mais dicas e informações úteis para manter sua qualidade de vida dentro de casa, continue acompanhando nosso blog!

 

Com informações de Clique Arquitetura.


posts relacionados

Pratique atividades físicas ao ar livre Qualidade de vida | 11.12.2017

Muitas atividades físicas podem ser realizadas fora das academias, aproveitando o ar fresco e a natureza. Confira algumas dicas! Com a cheg...