ceia de natal

3 pratos de sucesso para a Ceia de Natal Dicas | 03.12.2020

O cheirinho de comida invadindo toda a casa e chegando na sala toda decorada em tons de vermelho e dourado. As crianças correndo, os pais preparando os presentes e os avós contando suas tradicionais histórias. Sem dúvidas, a Ceia de Natal é um dos momentos mais esperados pelas famílias brasileiras. 

E, neste mês de dezembro, mais do que nunca, já nos sentimos preparados para viver cenas de muita celebração, união e memórias de todo o ano que passou. Para isso, nada melhor do que uma mesa recheada de pratos deliciosos e quentinhos, envolvendo todos os familiares e amigos nesta festa. 

Independente do tamanho ou formato de sua família, que tal reunir todos e planejar os melhores pratos para a Ceia de Natal? A CGL te dá algumas dicas para esta data especial. 

Aperitivos são bem-vindos 

No Brasil, as famílias se reúnem na noite do dia 24 de dezembro para a tradicional Ceia de Natal. Como o feriado é somente no dia 25 do mês, muitas pessoas optam por esperar até meia-noite para iniciar o jantar. 

Porém, a fome não espera para chegar. Mesmo durante as comemorações, trocas de presentes ou brincadeiras como amigo oculto, as crianças e adultos já podem começar a comer algo. É aqui que os aperitivos são muito bem-vindos! Algumas sugestões são:

 

  • Espetinhos Caprese: Basta montar em um palito com tomate cereja, mussarela de búfala e folhinhas de manjericão. Uma ideia é regar os espetinhos com aceto balsâmico e azeite de oliva. 
  • Dadinhos de Tapioca: Ficam deliciosos quando servidos com geléia de pimenta, mel ou molho de mostarda.
  • Guirlanda de Frutas e Nuts: Esta opção pode ser montada com cerejas, uvas, nozes, castanhas, uvas passas e especiarias da época)

 

Fique tranquilo! Não se preocupe em preparar algo muito elaborado para agradar sua família e seus amigos. Caso você tenha outros ingredientes, use a imaginação e prepare alguns aperitivos diferentes e deliciosos para todos degustarem até o momento da Ceia. 

Carnes que não podem faltar 

O prato principal da Ceia de Natal é o peru assado no forno. A ave ficou conhecida após as comemorações do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. A tradição americana veio para o Brasil. Porém, muitas famílias não gostam da carne branca e mais seca do peru, por isso, acabam optando por outros pratos. 

Então, não tenha receio em substituir a estrela do Natal por outras carnes. Hoje já existem diversas opções no mercado, como chester, tender, pernil de porco, peixes, além do frango, que pode ser preparado de várias formas. Alguns pratos salgados de sucesso para a Ceia são:

 

  • Bacalhau no forno: As postas do peixe podem ser assadas com batatas, cebolas, pimentão, azeitonas e ovos cozidos. O segredo para a suculência é regar com bastante azeite de oliva. 
  • Pernil recheado: A carne pode ser recheada com bacon, linguiça defumada em cubos, cenouras, azeitonas e cheiro verde. Para dar um toque especial, jogue um pouco de vinho branco sobre a carne antes de assar. 
  • Salmão com molho de maracujá: Pode ser assado com alguns legumes como brócolis, cenoura, aspargos e após sair do forno é regado por molho de maracujás frescos. 

 

Tradição na mesa de Natal 

Além das carnes, alguns pratos também são tradicionais nas mesas de Natal de qualquer família brasileira. Afinal, quem nunca discutiu sobre a uva passa no arroz? Ou então sobre a maçã na salada? Para tornar sua Ceia de Natal ainda mais completa, aposte em algumas dessas opções.

 

  • Salpicão natalino: O segredo deste prato é misturar frango desfiado, batatas cozidas, milho verde, ervilhas, azeitonas, cheiro verde e maçã picada com maionese fresca. Para finalizar, cubra com batata palha fina. 
  • Arroz à grega: Cozinhe pimentão vermelho e verde, cenoura, milho verde e, claro, uvas passas com alho e azeite de oliva. Misture ao arroz branco tradicional e finalize com cheiro verde.  
  • Rabanada: Pães fresquinhos, cortados em rodelas, passados no leite condensado, ovos, leite e fritos. Tem como dar errado? O segredo é caprichar no açúcar e canela após fritos e servir ainda quentinho. 

 

Preparativos para a Ceia 

Além de escolher muito bem o cardápio, as famílias também precisam preparar os ambientes. O tradicional Natal na sala dos avós é a realidade de muitas pessoas. Mas, nos últimos anos, as celebrações em salões ou espaços maiores têm ganhado força. Se você quer preparar um local bem aconchegante para seus convidados, que tal escolher o salão de festas ou espaço gourmet do seu condomínio? 

Com uma decoração especial e toda a infraestrutura necessária, nestes ambientes se torna muito mais fácil realizar qualquer jantar ou Ceia. Sabendo disso, a CGL pensou em cada detalhe em nossos residenciais. 

Se você deseja realizar uma Ceia de Natal acolhedora e confortável em 2020 e nos próximos anos, conheça seu novo lar com a CGL. O Singular Champagnat conta com uma estrutura planejada para proporcionar conforto e segurança para sua família. Em uma localização privilegiada, o design moderno chama atenção.

More próximo ao Parque Barigui, à Praça da Ucrânia, Festval, Tok Stok, Colégio Positivo Júnior e tantos estabelecimentos curitibanos. Acesse e conheça com detalhes o espaço gourmet do Singular Champagnat, ambiente perfeito para sua próxima Ceia de Natal.


Compartilhe:

Notice: Undefined offset: 0 in C:\Inetpub\vhosts\cgl.com.br\httpdocs\blog\wp-content\themes\cgl\single.php on line 52

Notice: Trying to get property of non-object in C:\Inetpub\vhosts\cgl.com.br\httpdocs\blog\wp-content\themes\cgl\single.php on line 52
[TheChamp-FB-Comments url="https://blog.cgl.com.br/3-pratos-de-sucesso-para-ceia-de-natal/"]