Cachorro no apartamento? Veja alguns cuidados básicos para seu bichinho Dicas | Qualidade de vida | 28.04.2020

A opção por morar em apartamento atrai muitas pessoas devido à segurança, conforto, valor do imóvel, entre outros. Mas, ao mesmo tempo, sempre surge a dúvida: posso ter um bichinho de estimação no apartamento? Se sim, quais cuidados devo ter?

Nossa primeira dicas vai começar aqui mesmo, na introdução desse conteúdo: verifique as regras do condomínio em que irá morar.

De acordo com o artigo 5º, XXII da Constituição Federal, que diz respeito ao direito de propriedade, nenhuma convenção de condomínio pode proibir animais no interior dos apartamentos.

Mas há algumas ressalvas, principalmente no que diz respeito ao comportamento do animal. Deve sempre ser permitido a presença deles, com exceção nos seguintes casos:

  • Ofereçam risco à saúde ou segurança dos moradores
  • Não respeitam o sossego dos demais condôminos

Com isso, já podemos responder uma das questões mais comuns: o cachorro não pode latir durante a noite toda.

Além disso, o condomínio pode estabelecer algumas regras de convivência para os animaizinhos, como por exemplo:

  • Usar o elevador de serviço
  • Circular em áreas comuns apenas com guia
  • Uso de focinheira no caso de animais que exigem o acessório

Entre outros.

Agora que nós já sabemos as principais regras com relação à permissão ou não dos animais em apartamentos, vamos a mais algumas dicas de convivência:

DICAS PARA A CONVIVÊNCIA DE ANIMAIS EM APARTAMENTO

DÊ OLHO NO PORTE DO CÃO

Apesar de não ser regra, os cães de pequeno e médio porte sempre são os mais recomendados para quem deseja ter cachorro no apartamento.

E essa indicação não prevê beneficiar somente os moradores, mas também o próprio bichinho. Animais maiores precisam de mais espaço para seu desenvolvimento e, muitas vezes, podem acabar não se adaptando ao apartamento ou até mesmo entrando em depressão.

DÊ OLHO NAS CONDIÇÕES DO APARTAMENTO

Se por um lado é preciso cuidado com o cãozinho, também é preciso cuidados com o apartamento, para que ele possa beneficiar a convivência do animal.

Nesse ponto, é importante lembrar que o cão é um ser que necessita de espaço, por isso, se o apartamento for muito compacto e sua ideia for deixar o cãozinho confinado em algum ambiente pequeno, talvez seja melhor repensar a decisão de ter cachorro em casa.

Mesmo em apartamentos o cachorro precisa circular livremente pelos ambientes, sentindo que faz parte do local. Isso não quer dizer que você não deve impor limites, mas sim ter a consciência de que ele não pode ficar preso o tempo todo.

Além disso, também é válido colocar telas de proteção nas janelas, mesmo quando não estamos falando de gatos. Quando muito curiosos, os cães podem ter atitudes que não gostaríamos.

E anota aí mais algumas dicas rápidas, simples e boas:

O cantinho do cachorro: mantenha um lugar específico para que seu cão possa ter o costume de ficar e identificar onde estão suas coisas

Limpeza sempre em dia: cuidados de higiene com cachorro em apartamentos devem ser redobrados. Faça uma lista de cuidados diários e semanais

Banho tomado: não esqueça que cães possuem um odor característico e precisam de banho e tosa regularmente

Ensine o cão: procure mostrar ao animalzinho o que ele pode e não fazer, como subir ou não em locais como camas etc, e sobre fazer necessidades e se alimentar no local correto

Atenção é o melhor amigo: cães também sofrem com ansiedade e estresse, por isso, brinque, dê atenção e leve-o para passear, ao menos uma vez ao dia.

Ambiente estimulante: para que seu cão não ache que tudo lhe pertence, ofereça brinquedos que o manterão ocupado e interessados quando estiverem sozinhos.

E aí, o que achou das nossas dicas? Continue acompanhando nosso blog para mais notícias e curiosidades.


posts relacionados

Conheça os principais benefícios ao comprar um imóvel novo Dicas | Qualidade de vida | Tendências | 07.04.2020

A gente sabe que a decisão de comprar um imóvel é algo que deve ser muito bem pensado e planejado, não é? Afinal, muitas questões est...

O seu lar é o seu porto seguro: invista na qualidade de vida da sua família Dicas | Qualidade de vida | 26.03.2020

O começo de 2020 foi assolado por uma verdadeira catástrofe mundial, conhecida como coronavírus. A contaminação pelo vírus é respons...
[TheChamp-FB-Comments url="https://blog.cgl.com.br/cachorro-no-apartamento-veja-alguns-cuidados-basicos-para-seu-bichinho/"]