Casa e coronavírus: escritórios menores, lares maiores Qualidade de vida | Sem categoria | 11.08.2020

A vida após o surto de COVID-19 nunca será a mesma de antes. O Planeta Terra quebrará seu acordo de cooperação com a humanidade, a menos que revisemos urgentemente nosso comportamento – e a nossa casa.

As previsões aparecem uma a uma. Algumas delas são mais otimistas, outras não. Mas quase todo mundo concorda que, apesar de um declínio dessa escala sem precedentes, a humanidade ainda encontrará forças para se recuperar – como sempre!

Os valores mudarão, nossas vidas e hábitos mudarão, e nossos lares também mudarão sob essa influência. Mas como as nossas casas mudarão?

Escritórios caseiros

Durante a quarentena, a maioria das pessoas encontrou-se na posição de trabalhar em casa. Algumas pessoas, no primeiro dia após a quarentena, correrão para encontrar colegas e tomar café no escritório. Mas haverá quem não queira nunca mais essa vida.
Mais atenção será dada à organização do local de trabalho em casa.

A organização espacial mudará, pois o local para trabalhar em casa não será mais uma mesa com uma cadeira giratória e um abajur, entulhado em algum lugar no canto da sala ou embaixo da escada. Uma possibilidade será uma sala completamente separada, com grandes janelas, cortinas opacas e móveis confortáveis.

Em resposta, os escritórios farão mais esforços para nos reconquistar – se cederemos ou não o futuro dirá.

Casa ao invés de apartamento

Arranha-céus foram projetados para organizar o maior número possível de pessoas em um só espaço. Saúde e higiene não foram consideradas. Em tempos de pandemia, é necessário reduzir o contato com tudo o que é usado em edifícios de vários andares: elevador, botões de elevador, maçanetas, superfícies e, principalmente, vizinhos.

Após o isolamento forçado em diferentes andares acima do solo, muitas vezes sem varanda ou terraço, os moradores ficam desesperados para ter uma casa. Pode ser pequena, mas com um pátio e um terraço onde você possa tomar um café da manhã e sentir o chão de verdade sob seus pés.

Foto de um quintal de casa interno, com uma jacuzzi no lado esquerdo da imagem, uma mesa com quatro cadeiras no centro e uma churrasqueira. O fundo da imagem é a casa de dois pavimentos.

Quintal da casa decorada do condomínio Jardins São Lourenço

Ao longo do tempo, a principal função da casa tem sido a segurança. Inicialmente, serviu como esconderijo do mau tempo e de animais predadores. Então, altas fortalezas de pedra foram construídas para impedir a entrada do inimigo. Hoje, as pessoas precisam de uma casa que possa efetivamente proporcionar isolamento social. Mais do que uma fuga do caos rotineiro e urbano, a casa agora oferece um refúgio contra vírus e infecções. A urbanização dá um passo atrás quando nos mudamos para pequenas aldeias e subúrbios da cidade.

Casa na cidade, mas em locais tranquilos

Estava na moda começar pequenos jardins perto de casas ou em varandas, mas agora será um explosão. Como nossos avós nos disseram, a jardinagem é calmante. Está provado que a interação física com plantas vivas é boa para a nossa saúde mental.

Plantar o que você come é agradável e lhe dá alguma liberdade da sua rotina diária, principalmente durante o isolamento. A quarentena é talvez o melhor momento para conhecer mais sobre os jardins internos – como cultivar plantas a partir de sementes e criar um novo hábito alimentar. Além de produzir alimentos, os jardins internos podem fornecer oxigênio. Viveremos um momento em que as famílias de 2, 3 ou mais pessoas optarão por ambientes que possam ter acesso básico à possibilidade da própria agricultura – não uma fazenda, é claro.

Casa em Curitiba

O que você mudaria no seu lar hoje? Gostaria de ter um terraço descoberto, um quintal amplo e um cômodo especial para o seu home office? Conheça nossos condomínios de casas em Curitiba!


Compartilhe:

Notice: Undefined offset: 0 in C:\Inetpub\vhosts\cgl.com.br\httpdocs\blog\wp-content\themes\cgl\single.php on line 52

Notice: Trying to get property of non-object in C:\Inetpub\vhosts\cgl.com.br\httpdocs\blog\wp-content\themes\cgl\single.php on line 52
[TheChamp-FB-Comments url="https://blog.cgl.com.br/casa-e-coronavirus/"]