Como decorar pequenos jardins Sem categoria | 22.07.2020

Flores e plantas trazem tanta beleza a todos os espaços em que são inseridas, grandes ou pequenas, dentro ou fora. Mas além do valor estético, a jardinagem também pode ser reconfortante e ensinar responsabilidade, enquanto as próprias plantas purificam o ar e melhoram a energia do ambiente. 

Porém, muitas pessoas não aproveitam os benefícios da jardinagem pelo fato de não saber como criar ou decorar um jardim pequeno, mas com as dicas certas isso pode mudar. 

Portanto, leia nossas ideias criativas de pequenos jardins que qualquer pessoa pode experimentar, até mesmo quando é preciso trazer o jardim pra dentro se você não tiver quintal ou varanda.

Primeiro siga 3 passos caso você esteja começando: 

 

  • Busque inspirações

 

Sinta-se livre para pesquisar o quanto precisar, veja diferentes exemplos e selecione seus preferidos. Só assim você vai entender qual estilo quer seguir e pode adaptar outras ideias ao seu gosto pessoal.

 

  • Delimite o local

 

Confira toda a área a qual você vai criar o jardim, tire as medidas e tente visualizar como vai ficar. Por ser pequeno, o jardim vai precisar de uma distribuição bem planejada para que o espaço fique confortável, e que dê para se mover nele. 

 

  • Selecione as espécies

 

Leia bastante sobre as flores que você deseja adquirir, tenha como ponto de partida questões como o clima da sua região, as condições do espaço escolhido e quais cuidados serão necessários, pois tudo isso implica diretamente no seu tempo para cuidar da manutenção do jardim. 

Agora, inspire-se!

Mini fonte: pela sua versatilidade as mini fontes conquistam cada vez mais as áreas internas de casa e apartamentos, podendo se adequar a qualquer ambiente e purificando o ar. Você pode encontrar modelos em pedra, bambu, madeira e outros materiais que valorizam ainda mais o seu jardim. 

Encontre um espaço que ela se destaque facilmente, e explore os arredores para dar um ar mais temático. 

Mobília: compor o ambiente com móveis é uma forma de deixar o ambiente mais aconchegante. Opte por móveis simples que não tirem o foco das plantas, como bancos, mesinhas com cadeiras, namoradeiras e poltronas. Para não haver erro, escolha os de madeira que fazem a combinação garantida com as plantas, recriando o ar de um quintal com uma atmosfera acolhedora. 

Plantas do deserto: essa espécie de planta une o útil ao agradável: por um lado cria um efeito estético diferenciado e intrigante e por outro, é muito mais fácil de cuidar porque as plantas xerófitas, típicas do deserto e de regiões áridas, consomem pouca água. 

Pedras: com uma personalidade muito acolhedora, a pedra se adapta muito bem a toda mudança climática. Ótima para substituir camadas de terra minimizando qualquer sujeira se o jardim for interno. Pedras são fáceis de encontrar, têm ampla variedade de cores e formatos e, o que é melhor, são baratas. 

Iluminação: a iluminação correta é importante para que espaços pontuais ganhem destaque no seu pequeno jardim. Além disso, é importante pensar na iluminação como complemento em peças decorativas. Existem hoje diversas opções como luminárias de piso, suspensas, direta, indiretas, coloridas, LED… enfim, escolha a que melhor se adequar ao seu gosto e jardim.

Cor: uma parede colorida vai tanto ajudar a destacar a beleza do seu jardim, como agregar mais personalidade. Caso você não tenha uma parede para pintar, opte por vasos coloridos, com brilhantes como espelhos. 

Materiais reciclados: reciclar é prática positiva para o meio ambiente e existem várias ideias que você pode pôr em prática para decorar, particularmente para o jardim, usando garrafas, latas, pneus e coisas que você tem em casa e já não usa mais e que iam para o lixo.

A conexão com o ar livre faz toda a diferença no dia a dia. Mesmo em apartamentos, em um espaço como a sacada ou terraço, você pode encontrar liberdade e desenvolver sua criatividade com um pequeno jardim!

FOTO

Terraço descoberto de uma das coberturas do Singular Champagnat

E que tal um terraço como esse? O Singular Champagnat, lançamento no bairro Bigorrilho (Curitiba), conta com apartamentos garden e coberturas com terraço descoberto!

 

Clique aqui e descubra tudo sobre o residencial que está surpreendendo os curitibanos.


Compartilhe:

Notice: Undefined offset: 0 in C:\Inetpub\vhosts\cgl.com.br\httpdocs\blog\wp-content\themes\cgl\single.php on line 52

Notice: Trying to get property of non-object in C:\Inetpub\vhosts\cgl.com.br\httpdocs\blog\wp-content\themes\cgl\single.php on line 52
[TheChamp-FB-Comments url="https://blog.cgl.com.br/como-decorar-pequenos-jardins/"]