Horta no quintal: tudo o que você precisa saber Decoração & Arquitetura | 17.09.2020

No início de 2020, o Brasil se consolidou no mercado de alimentação saudável. Pesquisas do setor mostram que quase 30% da população brasileira passou a consumir produtos naturais e orgânicos nos últimos anos. Um dos pontos que mais interfere no momento da compra de alimentos mais saudáveis é o preço elevado. Por contar com uma produção, tratamento e logística diferenciados, os produtos orgânicos sofrem um aumento nos valores de venda. 

Se você é um dos brasileiros que deseja se alimentar de maneira mais saudável, e, ao mesmo tempo, quer economizar, já pensou em ter uma plantação em sua própria casa? Hoje apresentamos tudo o que você precisa saber para ter uma horta no quintal. 

Quintais em casas compactas: é possível?

Muitas pessoas imaginam que só é possível plantar e colher seus alimentos em um quintal enorme, o que não é verdade. Em apenas um metro quadrado de terra já é possível, desde que os canteiros sejam divididos em vários quadradinhos. 

As hortaliças e ervas gostam muito da luz solar. Por isso, é importante escolher um local onde sua horta tenha exposição ao sol por 5 ou 6 horas ao dia. Alguns pátios, terraços ou até mesmo sacadas podem funcionar bem para este tipo de cultivo. 

Horta no quintal: preparo da terra

O primeiro passo para ter uma horta saudável e produtiva é preparar muito bem a terra. Tudo acontece ali, todos os nutrientes são repassados para os alimentos por meio do solo. Por isso, a melhor opção é sempre utilizar terra vegetal e ir adubando ela com húmus de minhoca ou um adubo caseiro, gerado a partir de compostagem de cascas de frutas e legumes do seu dia a dia. 

Depois de a terra estar bem fofa e nutrida, você está preparado para plantar. É importante lembrar que além da terra, a água é outro fator essencial para que sua horta no quintal seja um sucesso. Além da chuva, é necessário irrigar suas hortaliças, ervas, frutas e tudo que for plantado em sua hortinha. 

Canteiros criativos 

Se você tem um pouco mais de espaço, uma sugestão é tornar os canteiros mais criativos. Assim, além de sua horta ter uma utilidade para alimentação, também tornará o seu jardim e quintal mais bonito e colorido. 

Uma das ideias mais comuns e sustentáveis para os canteiros é utilizar caixas de madeira para delimitar o espaço de cada plantação. As camas elevadas, nome técnico, tendem a ser muito benéficas para a horta, pois oferecem uma drenagem e aquecimento melhores da terra. 

Seus canteiros podem ser construídos com tijolos, garrafas PET, canos de PVC, latas, botinas e o que mais vier à sua cabeça. Aqui a imaginação pode rolar solta! O importante é manter a qualidade da terra, irrigação e cuidados com os cultivos. 

Vasos: sim ou não? 

Para quem mora em apartamentos sem terraço ou sacada, e mesmo assim deseja colher seus próprios alimentos, a saída mais inteligente e prática é utilizar vasos de barro. Neste caso é muito importante escolher quais são os alimentos mais consumidos e amados pela sua família. Assim, você utiliza o espaço cultivando as sementes que realmente serão utilizadas. 

Existem algumas hortaliças, ervas e temperos que são os mais fáceis de cultivar, considerando que não crescem tanto e estão sempre carregadas. Entre elas estão: manjericão, alface, cenoura, salsa, beterraba, cebola, alho, alecrim, espinafre e hortelã.

Reservar um espaço para plantar e colher seus próprios alimentos acaba se tornando um hábito muito saudável. Além de passar a consumir produtos orgânicos, você irá relaxar e ocupar sua mente com a atividade e cuidado das plantas. 

Está procurando uma casa com espaço para construir sua própria horta no quintal? Conheça o Greenwich Park, um condomínio onde você pode construir sua casa como quiser, sobrando espaço para sua horta, jardim e lazer.


Compartilhe:

Notice: Undefined offset: 0 in C:\Inetpub\vhosts\cgl.com.br\httpdocs\blog\wp-content\themes\cgl\single.php on line 52

Notice: Trying to get property of non-object in C:\Inetpub\vhosts\cgl.com.br\httpdocs\blog\wp-content\themes\cgl\single.php on line 52
[TheChamp-FB-Comments url="https://blog.cgl.com.br/horta-no-quintal-tudo-sobre/"]