lâmpada sustentável

Iluminação sustentável: uma alternativa moderna Qualidade de vida | Tendências | 01.04.2019

Cada vez mais popular, a iluminação sustentável mostra-se aos poucos como uma alternativa mais viável para consumidor tanto em casa como em espaços públicos

A iluminação sustentável é um conceito novo que chega ao mercado com práticas já conhecidas e novas também, tudo em busca de encontrar formas ecologicamente viáveis de diminuir o consumo elétrico e manter a produtividade elétrica no dia a dia. Na construção da casa um dos itens mais importantes e mais deixados de lado é a iluminação, que constitui uma parcela importante do gasto pós-construção, já que é algo que será usado para sempre.

Constituindo a melhor opção para quem tem a preocupação de encontrar alternativas ecológicas e ainda por cima economizar gastos desnecessários. Muitas vezes são pequenas atitudes que podem contribuir com as economias, como o uso de produtos diferenciados e tecnologias alternativas.

Provando que essa é uma questão que deve se iniciar com a construção de uma residência, com um projeto de iluminação bem pensado em uma construção sustentável a produtividade do ambiente aumenta em quase 10% somente adequando a luminosidade e seus níveis.

Lâmpadas LED

As lâmpadas de LED são uma das primeiras alternativas que todos pensam quando se fala de energia sustentável. São produtos mais caros na hora da compra, mas que compensam pelo custo-benefício que possuem em relação às outras lâmpadas. O consumo de energia é cerca de 95% menor do que as tradicionais, além do material não emitir radiação infravermelha e ultravioleta. O descarte também é benéfico ao meio-ambiente, já que essas lâmpadas não levam mercúrio na produção.

A iluminação por LED é um dos primeiros passos para alcançar o status de residência sustentável. Com um sistema de automação inteligente aliado a ela, pode tornar os ambientes mais modernos bonitos e econômicos, já que apesar do investimento a curto prazo os retornos são comprovados.

Luz natural

A luz natural é uma grande aliada daqueles que buscam economizar energia com elegância. Desde o projeto da casa ela deve contar com um planejamento que beneficie a entrada da luz pelas janelas e outros meios.

Blocos de vidro para compor uma parede são um grande exemplo de como a elegância pode ser combinada com a economia sustentável de energia. Tijolos vazados de cerâmica também podem ajudar nessa parte, dependendo da área da casa.

O que muitas pessoas estão fazendo também é compor o telhado com uma mescla de telhas comuns e as feitas de vidro. Apenas uma ou duas peças já fazem grande diferença, dependendo do ambiente.

Eletrodomésticos e eletrônicos

Utilizar circuitos únicos para diversos eletrodomésticos e eletrônicos é importante. Assim, para desligá-los, é fácil fazer tudo de uma vez. Os modos stand-by, conhecidos como “economizadores de energia”, na realidade representam até 12% do consumo doméstico de energia.

Investir em recursos modernos como sensores de presença também é muito útil, principalmente para áreas como garagens, varandas, lavanderias e quintais. Assim, a probabilidade da luz ser esquecida acesa é nula.

Decoração

Por mais simples que possa parecer, apenas mudar a decoração da sua casa pode ajudar a economizar energia de forma muito eficiente. Cortinas claras, por exemplo, possibilitam uma maior passagem de luz para o ambiente. É útil para janelas voltadas para rua em andares térreos, que mantém a privacidade do lar.

Paredes claras também são uma ótima dica para iluminar os ambientes. Branco, tons pastéis… as possibilidades são inúmeras e também se espalham para os objetos, que trazem um ponto de luz para o ambiente por refletirem a luz com maior facilidade.

 

Gostou das dicas para ter um ambiente mais sustentável e econômico? Continue acompanhando o blog para ficar por dentro das últimas novidades do mundo da arquitetura!


Compartilhe:

Notice: Undefined offset: 0 in C:\Inetpub\vhosts\cgl.com.br\httpdocs\blog\wp-content\themes\cgl\single.php on line 52

Notice: Trying to get property of non-object in C:\Inetpub\vhosts\cgl.com.br\httpdocs\blog\wp-content\themes\cgl\single.php on line 52
[TheChamp-FB-Comments url="https://blog.cgl.com.br/iluminacao-sustentavel-uma-alternativa-moderna/"]