Melhores faculdades de Curitiba Qualidade de vida | 08.07.2020

Para a escolha de uma faculdade não há receita, muito menos uma fórmula. Há inúmeros critérios a serem avaliados como o nível de educação, o curso, a localização, o valor (caso seja particular), entre outros.

No fim, são pesos diferentes para diferentes critérios. A única certeza que se tem é que antes de realizar a escolha final, é preciso fazer uma boa análise e pesquisa para chegar em uma conclusão coerente e honesta.

Para ajudar na avaliação desses critérios e trazer mais conhecimento sobre as faculdades existentes em Curitiba, trouxemos as melhores classificadas no quesito educação. Confira!

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

A UFPR é uma instituição pública. Foi criada para fomentar, construir e disseminar o conhecimento de modo a contribuir para a formação do cidadão e desenvolvimento humano sustentável. Reconhecida pelo MEC, a universidade é considerada uma das principais universidades do país.

Sua estrutura está dividida em setores: Artes, Comunicação e Design; Ciências; Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências da Terra; Ciências Exatas; Ciências Humanas; Ciências Jurídicas; Ciências Sociais e Aplicadas; Educação; Tecnologia; Litoral; Palotina. Contando também com o setor de Educação Profissional e Tecnológica, que oferta cursos técnicos em Agente Comunitário de Saúde e em Petróleo; 

Dentre os destaques de sua estrutura estão auditórios, bibliotecas, laboratórios e centros de pesquisa específicos para cada área do conhecimento, empresas juniores, museus, teatro, hospitais, restaurante universitário e áreas de convivência.

Há quatro meios de ingresso na universidade: 

Todos os anos, a universidade realiza seu vestibular, que acontece em duas etapas. Já as vagas remanescentes para o segundo semestre são preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pelo Processo Seletivo Estendido (PSE), ou ainda pelo Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar UFPR).

Também há a opção dos cursos a distância, ofertados desde 1999, sendo a UFPR uma das primeiras universidades brasileiras a obter a autorização do MEC (Ministério da Educação) para trabalhar com EaD em graduação e ensino profissionalizante. 

As ofertas de intercâmbio são administradas pela Coordenadoria de Intercâmbio da Assessoria de Relações Internacionais (ARI). Somente a categoria de Intercâmbio Acadêmico é ofertada e prevê a participação do interessado em atividades acadêmicas como, por exemplo: matrícula em disciplinas, participação em atividades de estágio ou a combinação de ambas as atividades.

Entre os diferenciais da UFPR, estão:

  • Hospital de Clínicas e Hospital Veterinário que ofertam serviços à comunidade e contribuem para a formação dos alunos;
  • Convênio com universidades estrangeiras para intercâmbio de estudantes, participação em eventos e programa de férias;
  • Centro de Estações Experimentais, constituído de quatro fazendas, onde são realizadas atividades e pesquisas;
  • Diversas empresas juniores nos campos de Engenharia, Comunicação, Informática, Design, Ciências Sociais e Turismo.

A UFPR está presente em vários bairros curitibanos:

  • Prédio Histórico, no Centro
  • Campus Reitoria, no Centro
  • Campus Rebouças, no bairro Rebouças
  • Campus Batel, no bairro Batel
  • Campus Juvevê, no bairro Juvevê
  • Campus Cabral, no bairro Cabral
  • Campus Centro Politécnico, no Jardim das Américas
  • Campus Jardim Botânico, no Jardim Botânico
  • Setor de Educação Profissional e Tecnológica, no Jardim das Américas
  • Complexo Hospital de Clínicas, no Alto da Glória
  • Setor de Ciências da Saúde, no Alto da Glória
  • Maternidade Victor Ferreira do Amaral, no bairro Água Verde
  • Centro da Visão, no bairro Batel

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná oferece cursos de graduação em nível de bacharelado, licenciatura e tecnologia, programas de especialização, mestrado, doutorado e ainda ensino técnico e cursos de extensão.

Investe em pesquisa e estudos de inovação, bem como em atividades de atendimento a sociedade. Possui atualmente 13 campi espalhados pelo estado e mais de 30 mil alunos matriculados. Com uma educação de excelência, a universidade se destaca no estado e Brasil.

Com aulas totalmente voltadas ao ensino prático e as atividades de inovação por meio das pesquisas científicas e projetos de extensão. Com um corpo docente formado por mais de 2.500 professores que ministram aulas em consonância com as necessidades do mercado profissional.

Além de formar pessoas qualificadas para atuar em diferentes áreas técnicas, a universidade trabalha sempre o senso crítico nos estudantes propondo debates em sala de aula e também por meio dos projetos em parceria com a comunidade. A ideia é que o estudante saiba que pode ser um agente de mudança.

Os laboratórios modernos contribuem para as atividades práticas dentro dos campi e os programas de estágio ajudam na construção da experiência profissional. Com um Programa de Empreendedorismo e Inovação, a universidade incentiva os alunos ao empreendedorismo que trata regularmente sobre o tema e possui incubadoras que dão suporte para empresas nascentes.

Contando todas as unidades, a UTFPR oferta: 100 cursos de graduação com habilitação em bacharelado, licenciatura e tecnologia, 90 cursos de especialização, 40 programas de mestrado e doutorado, 19 cursos de ensino técnico e diversos cursos de extensão.

Dentro de sua estrutura pedagógica pode se contar com: material digital, impresso, laboratórios, acessibilidade para PcD, conteúdo em braille, disciplinas em libras, tradutor para libras, recursos para comunicação acessível, acessibilidade digital, conteúdo acessível em formato tátil, conteúdo em libras, material ampliado para baixa visão, conteúdo em formato áudio, intérprete para guiar.

Possui parceria com diferentes instituições de ensino pelo mundo, ao todo 30 países em cooperação, dando aos estudantes a possibilidade de realizar programas de intercâmbio e ampliar seu processo de aprendizagem. A universidade oferece ainda bolsas assistenciais para auxiliar os alunos durante o período de mobilidade e aulas de idiomas nos campi nacionais.

Realiza projetos que oferecem serviços gratuitos para a população. Entre os programas disponíveis estão:

  • Programa de Tecnologia Assistiva, o qual fabrica e distribui bengalas dobráveis para deficientes visuais
  • Centro Multiusuário de Caracterização de Materiais, que atende indústrias, peritos judiciais, universidades e órgãos da administração pública que necessitem de serviços relativos à análise de materiais.

Para quem deseja fazer um curso técnico na instituição, periodicamente é publicado os editais dos processos seletivos que ocorrem em suas unidades espalhadas pela região. 

A universidade não oferece vestibular, a principal forma de ingresso é por meio do ENEM/SiSu. Nesse caso, o candidato terá que realizar a última edição do Exame Nacional do Ensino médio e, assim que obter a avaliação, se inscrever no SiSu.

A UTFPR conta com três campi em Curitiba:

  • Sede Centro: Direção geral e setores acadêmicos, a apenas 10 minutos do Singular Champagnat
  • Sede Ecoville: Construção civil, química, biologia e mecânica, a apenas 10 minutos do La Vie Ecoville
  • Sede Neoville: Educação física.

Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) é uma instituição de ensino superior privada a qual faz parte do Grupo Marista. Oferece cursos de graduação, pós-graduação (especialização, MBA, mestrado e doutorado) e aperfeiçoamento profissional, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância, na área de ciências humanas, exatas e biológicas.

A instituição tem uma estrutura moderna, que visa ofertar aos estudantes recursos tecnológicos e didáticos para que ele tenha um ensino de excelência. Ao todo são quatro campi distribuídos nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá e Toledo, e parcerias com universidades internacionais.

Trabalha com a proposta pedagógica que visa desenvolver as competências dos estudantes por meio da análise crítica e dos processos criativos. Na sala de aula o professor age como mediador e incentiva a participação dos discentes em debates, projetos de pesquisa e de extensão. 

Os alunos dos cursos online têm acesso a toda estrutura física dos campi presenciais e na plataforma virtual ficam disponíveis videoaulas, quizzes, conferências, salas virtuais, entre outros recursos de aprendizagem. Contando com todas as unidades, a universidade conta com: mais de 50 cursos de graduação com habilitação em licenciatura, bacharelado e tecnólogo; 20 programas de especialização, incluindo MBA; 15 programas de mestrado e doutorado, e diversos cursos de extensão.

Com mais de 60 anos de atuação, a PUCPR foi apontada a melhor universidade do Paraná pelo ranking internacional Timer Higher Education em 2017. Entre os seus diferenciais estão:

  • Diversas clínicas na área da saúde e Núcleo de Prática Jurídica que oferecem serviços à comunidade;
  • Cursos de idiomas, do básico ao avançado, aulas de conversação e preparatório para o TOEFL;
  • Parcerias de intercâmbio com instituições de ensino internacionais;
  • Grupos culturais da universidade: Orquestra da PUCPR, Coral Champagnat e Grupo de Teatro TanaHora.

Por ser uma instituição com características múltiplas, o vestibular da PUC variará, também, de acordo com o local da universidade. Atualmente, algumas PUCs aceitam a nota do Enem como forma de ingresso. A PUC Minas reserva 15% das vagas para candidatos que optem por utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio.

A concorrência com a nota do Enem não anula a possibilidade de se concorrer via vestibular, aumentando assim as chances de ingresso.

Já o vestibular tradicional também varia de instituição para instituição, mas, de modo geral, são realizadas provas objetivas em um dia, em assuntos gerais, para todos os cursos.

A PUC-PR participa da Bolsa de Estudos do ProUni e do Programa de Financiamento Estudantil (FIES).

O campus da PUC-PR em Curitiba fica no bairro Prado Velho, a apenas 3 quilômetros do La Vie Água Verde.

 

Quando você decidir qual faculdade em Curitiba se candidatar, lembre-se de conhecer os locais antes da decisão e de falar com alunos e ex-alunos também é um passo importante.

 

Confira também:

As melhores escolas de Curitiba

Casa em condomínio: quais as vantagens em relação à casa na rua

 


Compartilhe:

Notice: Undefined offset: 0 in C:\Inetpub\vhosts\cgl.com.br\httpdocs\blog\wp-content\themes\cgl\single.php on line 52

Notice: Trying to get property of non-object in C:\Inetpub\vhosts\cgl.com.br\httpdocs\blog\wp-content\themes\cgl\single.php on line 52
[TheChamp-FB-Comments url="https://blog.cgl.com.br/melhores-faculdades-de-curitiba/"]