Muros internos: como aproveitar esse espaço Decoração & Arquitetura | 20.08.2020

A segurança das casas é cada vez mais imprescindível no Brasil. Praticamente todos os empreendimentos contam com muros ou cercas. Mas além da proteção, você já pensou que os muros podem ser utilizados para tornar sua casa mais viva e aconchegante? 

Muito presente dentro das casas, os projetos de decoração também estão ganhando espaço no lado externo dos lares. 

Flores e trepadeiras 

Uma das maneiras mais econômicas de levar vida para os seus muros é colocar flores ou trepadeiras. Ao crescerem, essas plantas vão tomando os espaços do cimento e pintura e acrescentam um ar mais colorido e saudável para sua casa. As espécies mais indicadas são glória-da-manhã, com suas flores roxas, alamandas, viuvinha ou os maracujás, que dão flores bonitas e frutos gostosos. 

Horta Vertical 

Além de tornar os muros da sua casa mais bonitos e vivos, a horta vertical também traz uma das maiores vantagens: alimentos saudáveis! Já imaginou utilizar temperos direto da horta em suas receitas? As maneiras de colocar esta horta no muro são variadas. Uma ideia é utilizar os canos de PVC, pois são leves e bem resistentes. Organizando de maneira criativa, eles levam todo um charme para seu jardim. 

Cores e formas 

Quando falamos em “levar mais vida” podemos rapidamente associar com cores fortes, alegres e vibrantes. A pintura é uma maneira de transformar os muros de sua casa, porém pelo fato da tinta estar exposta ao sol, chuva e vento, as chances de desbotar ou descascar são grandes. Por isso, uma solução inteligente é juntar vários recortes de azulejos coloridos e montar o seu mosaico personalizado. Os desenhos, formatos, palavras ficam por conta da sua imaginação! 

Jardim suspenso 

Se você tem pouco espaço em sua casa e não consegue ter um jardim, que tal colocá-lo no muro? Este é um jeito inteligente e criativo de cultivar flores sem ocupar um espaço de passagem, por exemplo. Muito utilizado em sacadas de apartamentos, o jardim suspenso também pode ser aplicado em cercas ou muros de casas maiores.

Madeira e Caixotes 

Depois de uma construção ou reforma nas casas é comum encontrarmos sobras ou pallets de madeira. Com um pouco de criatividade, lixas e verniz você pode transformar o seu muro. Além de fixar as ripas na parede, também é possível construir pequenos e grandes caixotes, e dentro deles apoiar flores, plantas, temperos ou acessórios de jardim. 

Tijolinhos e elementos vazados

Para deixar o seu muro com um ar rústico e moderno ao mesmo tempo, os tijolinhos aparentes são a solução perfeita. Para compor o ambiente, você pode fixar vasos de barro nas paredes. Outra ideia para aproveitar o espaço dos muros internos também é acrescentar os elementos vazados, criando divisórias no jardim, por exemplo. Com diferentes formatos e desenhos, esse tipo de material pode ser mantido em sua cor original de tijolo ou pintado com a cor que você desejar. 

Iluminação 

Todo o charme e efeito das luzes também pode ser acrescentado aos seus muros internos. Fixando pontos de luz em diferentes áreas da parede, você pode ir além da função de iluminar o ambiente. O jogo de luzes varia de acordo com o seu objetivo.

Transformar a sua casa não precisa ser um processo complicado. Colocando alguns elementos e ideias em seus muros internos, você rapidamente terá um novo ambiente e poderá aproveitar mais seu espaço.

Procurando uma casa com jardim para morar? Conheça os nossos empreendimentos!


Compartilhe:

Notice: Undefined offset: 0 in C:\Inetpub\vhosts\cgl.com.br\httpdocs\blog\wp-content\themes\cgl\single.php on line 52

Notice: Trying to get property of non-object in C:\Inetpub\vhosts\cgl.com.br\httpdocs\blog\wp-content\themes\cgl\single.php on line 52
[TheChamp-FB-Comments url="https://blog.cgl.com.br/muros-internos-como-aproveitar-esse-espaco/"]