O que fazer em Santa Felicidade Dicas | Qualidade de vida | 21.10.2020

Muitos curitibanos, ao pensarem no bairro de Santa Felicidade, logo se lembram das ruas de paralelepípedo, canteiros arborizados e, claro, dos aromas de massas, frangos e vinhos caseiros. Só de pensar no tradicional bairro italiano já ficamos com água na boca! Porém, a rotina do bairro vai muito além da deliciosa gastronomia. 

Morar em Santa Felicidade tem muitas vantagens e uma delas é viver em um bairro tão estruturado e diversificado. Se você está pensando em se mudar para esta região curitibana, apresentamos o que fazer em Santa Felicidade com o roteiro de um dia inteiro. 

 

Visite a Feira Orgânica em Santa Felicidade

Santa Felicidade acorda cedo. Às sete horas de manhã, os moradores e visitantes do bairro já podem passear e se entreter pelas ruas largas da região. Em homenagem a um dos pontos turísticos de Veneza na Itália, em Santa Felicidade encontramos a Praça San Marco. 

Rodeada de árvores, com monumento histórico, pinturas a mão e academia ao ar livre, a Praça também recebe a Feira Orgânica de Santa Felicidade. Todos os sábados, vários produtores e agricultores da região de Curitiba vendem seus produtos fresquinhos neste local das 07:00 às 12:00. Que tal acordar cedo, fazer exercício e ainda garantir uma alimentação saudável para a semana? 

 

Passeie pelo Bosque São Cristovão

Conhecido como Bosque Italiano, o recanto reúne toda a história e é o símbolo da cultura da região. Com mais de 23 mil metros quadrados, o Bosque tem muito espaço verde e a estrutura perfeita para um dia tranquilo. Ideal para brincar com as crianças, levar os cachorros para passear ou simplesmente fazer uma caminhada. 

Para quem quiser passar o dia todo no Bosque a opção é utilizar as churrasqueiras disponíveis por lá. Vários eventos do bairro também acontecem neste local, como as tradicionais Festa da Uva e a Festa do Frango, Polenta e Vinho.

 

Desfrute de um delicioso almoço italiano

Não poderíamos deixar de citar os tradicionais restaurantes da região de Santa Felicidade. O maior e mais conhecido deles é o Família Madalosso. O estabelecimento já ganhou diversos prêmios, entre eles, a posição de maior restaurante da América Latina  com 4.500 lugares. 

No Madalosso são servidos vários tipos de massas, risoto, frango, polenta frita e saladas. Os curitibanos consideram o sabor inigualável. Porém, se você quiser almoçar em um local mais tranquilo, o Famiglia Fadanelli, Cascatinha e Casa dos Arcos são opções deliciosas e, sem dúvidas, irão te garantir um delicioso almoço italiano.

 

Visite o passado do bairro 

Se você gosta de museus, não pode deixar de conhecer a Casa Culpi. Localizada nas proximidades de Santa Felicidade, a edificação é totalmente histórica. Com a imigração italiana na década de 1870, a conhecida Colônia de Santa Felicidade recebeu muitos agrônomos e comerciantes. 

Um dos mais conhecidos entre eles foi Giovanni Baptista Culpi, que construiu sua casa em 1887. A construção foi moradia de sua família e comércio de secos e molhados. Hoje em dia, a Casa Culpi abriga todo o mobiliário, utensílios domésticos, equipamentos agrícolas e fotografias da época em que foi levantada.  

 

Prove os sabores dos vinhos da região

Após um almoço tradicional e gostoso, você poderá visitar as vinícolas da região. A maior e mais conhecida delas é a Vinhos Durigan. O estabelecimento oferece uma degustação de vinhos completa e é servida com variados tipos de queijos e salames. 

Se você estiver sem fome, fique tranquilo! Por apresentar uma construção típica e diferenciada apenas o passeio pela vinícola já se torna muito agradável. Além disso, você poderá apreciar e comprar decorações e esculturas típicas italianas. A região é repleta de lojas de artesanato. 

 

Conheça uma construção de 1891

Construída por imigrantes italianos há quase 130 anos, a Paróquia São José e Santa Felicidade é um ponto turístico do bairro. Indiferente da religião ou crença, o monumento agrada os olhos de qualquer pessoa. Repleta de pinturas e artes históricas, a Paróquia abriga toda a cultura da Itália. 

Recentemente, todas as pinturas da Paróquia passaram por uma restauração completa, uma iniciativa dos moradores da região, uma vez que, o local é um dos cartões postais do bairro. 

 

Tome um café com pão quentinho 

Após um dia de passeios e turismo pelo bairro de Santa Felicidade, nada melhor que finalizar o dia com um delicioso café e pães quentinhos. Famosa em toda a cidade, a padaria PaniCiello produz pães especiais e rústicos, complementando a experiência italiana no bairro. Muito mais do que um prédio bonito e uma decoração caprichada, todos os moradores que frequentam a PaniCiello elogiam a variedade e inovação no cardápio. Vale conferir e relaxar enquanto toma um café. 

 

Gostou de saber mais sobre Santa Felicidade? Além de escolher a melhor região para se morar em Curitiba, você também tem a oportunidade de escolher como personalizar a sua casa. Visite o nosso site e conheça os melhores condomínios de casas no bairro Santa Felicidade.


Compartilhe:

Notice: Undefined offset: 0 in C:\Inetpub\vhosts\cgl.com.br\httpdocs\blog\wp-content\themes\cgl\single.php on line 52

Notice: Trying to get property of non-object in C:\Inetpub\vhosts\cgl.com.br\httpdocs\blog\wp-content\themes\cgl\single.php on line 52
[TheChamp-FB-Comments url="https://blog.cgl.com.br/o-que-fazer-em-santa-felicidade/"]