O seu lar é o seu porto seguro: invista na qualidade de vida da sua família Dicas | Qualidade de vida | 26.03.2020

O começo de 2020 foi assolado por uma verdadeira catástrofe mundial, conhecida como coronavírus. A contaminação pelo vírus é responsável pelo estado de pandemia, declarado pela OMS.

Essa é uma situação que atingiu de surpresa todos nós e nos trouxe consequências inevitáveis, diretamente ligadas a um dos nossos bens mais preciosos: o nosso lar!

O NOSSO LAR É ONDE DEVEMOS FICAR

Uma das soluções mais eficazes encontradas pelos órgãos competentes foi o isolamento domiciliar, tanto dos infectados em casos mais leves quanto da população em geral, como forma de prevenir a disseminação do vírus.

Esse momento nos trouxe uma grande reflexão, tanto no que diz respeito à nossa saúde mental quanto à importância do nosso lar em situações de risco como a que se apresenta.

Campanhas mundo afora incentivam a permanência no lar, e é possível observar um grande movimento de personalidades e marcas promovendo ações e hashtags como #stayhome, #emcasa, entre tantas outras.

O próprio Instagram, umas das redes sociais mais acessadas do mundo, criou uma figurinha exclusiva para que os usuários pudessem compartilhar seus momentos em casa.

A IMPORTÂNCIA DA MORADIA NA NOSSA ROTINA

Agora, mais do que nunca, o lar deve ser um verdadeiro refúgio, onde cada pessoa possa se sentir acolhida e segura e, principalmente, vivenciar o bem-estar que a moradia pode proporcionar.

Seja uma casa, uma quitinete ou um apartamento, o lar deve ser capaz de acolher todos os moradores; não somente no sentido de oferecer um teto, mas também de proporcionar momentos agradáveis e auxiliar no desenvolvimento de cada um.

Em tempos de home office, é possível observar o grande número de trabalhadores improvisando algum cantinho na sala ou no quarto para alocar os seus equipamentos e desempenhar, na medida do possível, as suas funções.

Por outro lado, vemos também crianças sem um espaço adequado para suas necessidades, um local onde possam gastar energia, criar, imaginar e se desenvolver.

É um período em que toda a família permanece em casa, por horas e dias consecutivos, saindo apenas quando é inevitável.

Ao mesmo tempo, observamos a falta de entrosamento entre os componentes familiares, o tédio que muitas vezes toma conta do ambiente e o individualismo que está cada vez mais presente nos lares.

Essa mudança de comportamento e de cultura deve partir de cada indivíduo, no seu íntimo, para que seja possível se adaptar a uma rotina mais saudável para todos.

 

NÃO ESTÁ CONFORTÁVEL COM O LAR? CONSIDERE MUDANÇAS

Não podemos esquecer o papel do nosso lar nesse processo. Muitas pessoas se dizem contrárias ao home office ou até mesmo chateadas por ter que permanecer em casa assim por tanto tempo. Isso é reflexo de um lar que muitas vezes não é acolhedor e onde os próprios moradores não se sentem confortáveis.

E, em circunstâncias como essa, não há alternativa senão a busca por um novo espaço para chamar de lar.

Novos ares e espaços mais atraentes podem ser o ponto-chave para uma vida mais saudável, feliz e harmoniosa.

Por isso, talvez valha a pena considerar uma mudança, que fará bem a você e a sua família, principalmente em momentos de reclusão.

Diante desse cenário, ao considerar um novo espaço para sua família, alguns itens podem fazer parte da sua lista de desejos. Para que a convivência seja mais proveitosa e estimulante para todos, considere:

  • Imóveis com boa metragem
  • Locais seguros, como condomínios fechados
  • Ambientes para convívio social
  • Espaços internos para lazer, como quintal privativo
  • Churrasqueira
  • Sacadas
  • Elementos para relaxar, como ofurôs, banheiras e hidromassagem

Entre outros.

De uma forma geral, cada um dos ambientes acima pode contribuir significativamente para o bem-estar dos membros da família, principalmente em momentos difíceis em que o lar se torna a nossa melhor opção.

 

 


Tags: , , , .
Compartilhe:

posts relacionados

Cachorro no apartamento? Veja alguns cuidados básicos para seu bichinho Dicas | Qualidade de vida | 28.04.2020

A opção por morar em apartamento atrai muitas pessoas devido à segurança, conforto, valor do imóvel, entre outros. Mas, ao mesmo tempo,...

Conheça os principais benefícios ao comprar um imóvel novo Dicas | Qualidade de vida | Tendências | 07.04.2020

A gente sabe que a decisão de comprar um imóvel é algo que deve ser muito bem pensado e planejado, não é? Afinal, muitas questões est...
[TheChamp-FB-Comments url="https://blog.cgl.com.br/o-seu-lar-e-o-seu-porto-seguro-invista-na-qualidade-de-vida-da-sua-familia/"]