Santa Felicidade é um bom bairro? Qualidade de vida | 07.10.2020

Escolher onde morar pode ser um desafio para as famílias, afinal, vários aspectos podem influenciar no dia a dia dos moradores. Todos esperamos habitar em uma cidade segura e bem estruturada, e Curitiba apresenta características apaixonantes para qualquer um. Por possuir reconhecimentos na área de inovação, sustentabilidade e transporte, a capital paranaense já foi apontada diversas vezes como cidade-modelo. 

A cidade de Curitiba é dividida em nove regiões e 75 bairros. Entre os melhores bairros de Curitiba para morar está o bairro Santa Felicidade. Caracterizado por sua colonização italiana, o bairro de Santa Felicidade é uma das regiões que oferece mais estrutura, conforto, segurança e uma vizinhança agradável.

 

Gastronomia mais famosa da cidade

É impossível falar ou escrever sobre Santa Felicidade e não conectar o bairro com sua gastronomia, afinal, a característica é conhecida nacionalmente. Por ser uma região de colonização italiana, Santa Felicidade abriga os melhores restaurantes de massas de Curitiba. Entre eles o Cascatinha, Famiglia Fadanelli e Madalosso, este último conta com o maior salão do Brasil, com capacidade para mais de 4 mil pessoas. As vinícolas e a Festa do Frango e da Polenta também são marcos do bairro.

Restaurante Família Madalosso. Foto: reprodução Instagram @familiamadalosso

 

Grande em tamanho e estrutura

Santa Felicidade também é um dos maiores bairros de Curitiba em extensão e estrutura. Com mais de 25 mil habitantes, você encontra tudo sem sair das redondezas de casa. Muito além da Avenida Manoel Ribas (maior da região), você encontra supermercados, escolas, farmácias, hospitais, academias, restaurantes, confeitarias, panificadoras e tudo o que precisa no seu dia a dia.

Avenida Manoel Ribas, no bairro Santa Felicidade (2017). Foto: Divulgação/SMCS

 

História e cultura regional 

Com tradições italianas fortíssimas, o bairro de Santa Felicidade foi criado na segunda metade do século XIX. Após fugirem da guerra na Itália, os imigrantes chegaram a Curitiba com o objetivo de participarem da produção de mantimentos da cidade, como queijos, vinhos e produtos hortigranjeiros. Assim, o bairro foi crescendo ao redor da colônia, e até hoje as gerações dos imigrantes vivem na região. Por este histórico cultural, Santa Felicidade se torna um dos bairros mais receptivos e de boa vizinhança para as famílias curitibanas. 

 

Localização de fácil acesso 

Como citamos acima, o bairro de Santa Felicidade é um dos maiores da cidade de Curitiba. A região é cortada pela Avenida Manoel Ribas, a qual dá acesso rápido e direto ao centro da cidade. Além disso, também faz divisa com outros grandes bairros como Cascatinha, Vista Alegre, Bigorrilho, Santo Inácio e Butiatuvinha. Conhecida nacionalmente, as linhas de ônibus curitibanas também facilitam muito o acesso tranquilo ao bairro de Santa Felicidade. 

 

Parques e áreas verdes 

A região é toda arborizada e rodeada por parques verdes e tranquilos. O Bosque São Cristovão, ou Bosque Italiano, conta com 23 mil metros quadrados de área, com capela, quiosques e, claro, o Memorial de Imigração Italiana, marco da região. Próximo dali também está um dos pontos turísticos mais famosos de Curitiba, o Parque Tingui e o Memorial Ucraniano. Até mesmo o maior parque de Curitiba, o Parque Barigui, fica a apenas 7 minutos de carro de Santa Felicidade. 

Parque Tingui. Foto: Reprodução Governo do Estado do Paraná

 

Valorização imobiliária 

Há alguns anos, os imóveis em Santa Felicidade vêm se destacando nas pesquisas de valorização imobiliária. Com altas constantes, este é um mercado que continua em crescimento em Curitiba. O bairro de colonização italiana já alcança o valor de mais de R$ 6.000,00 por metro quadrado. Ou seja, além de ser um bairro confortável e agradável para habitar, também é uma região para investimentos financeiros em imóveis. 

 

Gostou de saber mais sobre Santa Felicidade? Além de escolher a melhor região para se morar em Curitiba, você também pode escolher as melhores casas. Clique aqui e conheça nossos lançamentos no bairro Santa Felicidade.


Compartilhe:

Notice: Undefined offset: 0 in C:\Inetpub\vhosts\cgl.com.br\httpdocs\blog\wp-content\themes\cgl\single.php on line 52

Notice: Trying to get property of non-object in C:\Inetpub\vhosts\cgl.com.br\httpdocs\blog\wp-content\themes\cgl\single.php on line 52
[TheChamp-FB-Comments url="https://blog.cgl.com.br/santa-felicidade-e-um-bom-bairro/"]