Smart Homes: conheça as tendências para 2021 Decoração & Arquitetura | Tendências | 19.02.2021

Em 2020, o mundo foi transformado em diferentes aspectos. Juntamente com os desafios, a pandemia da Covid-19 também trouxe diversas tendências de consumo. Algumas delas refletiram nos novos hábitos de 2021, como no mercado imobiliário. 

Com a grande quantidade de horas em casa, os brasileiros passaram a entender suas necessidades e possibilidades. Entre elas, está a oportunidade de tornar o lar um ambiente muito mais funcional e prático, além de confortável. 

É neste ponto que o conceito de “Smart Homes” vem ganhando muita força no mercado. As chamadas “Casas Inteligentes” têm como objetivo utilizar a tecnologia para facilitar o dia a dia dos moradores. Por meio do smartphone ou centrais de comando, os aparelhos da casa são conectados, integrados e, muitas vezes, programados. 

Apesar deste conceito existir há mais de 50 anos, somente na última década é que as Smart Homes conquistaram seu espaço no Brasil. Isso se deve ao avanço da tecnologia e da conexão com a internet, uma vez que, os aparelhos inteligentes utilizam o sistema Wi-Fi e Bluetooth. 

Para automatizar os ambientes da sua casa, são necessárias algumas observações importantes, como a rotina dos moradores, por exemplo. Os horários de despertar e adormecer da família, os hábitos de entretenimento, relações de consumo e sustentabilidade e até mesmo segurança. 

Se você está pensando em automatizar sua nova casa e torná-la totalmente inteligente e funcional, acompanhe as principais tendências para Smart Homes em 2021! 

Como transformar sua casa em uma smart home

Sistema de Iluminação

Uma das opções mais conhecidas do mercado continuará firme em 2021. A ideia de controlar a iluminação da casa pelo smartphone é inovadora e prática. O proprietário e demais moradores autorizados podem ajustar a luz segundo seu humor, clima e necessidades. Os ambientes se tornam mais claros, mais escuros, coloridos, aconchegantes ou perfeitos para produtividade. Tudo isso pela iluminação! Além disso, o sistema também pode ser programado para apagar, acender ou modificar as luzes. Que tal sincronizar o seu despertador com as luzes? É possível na Smart Home!  

Climatização

Além de deixar a iluminação perfeita com apenas alguns toques, a temperatura da sua casa também pode ser controlada diretamente pelo seu smartphone ou sistema inteligente. Por meio da tecnologia, você permite que os ambientes sejam aquecidos ou resfriados, independente de onde você esteja. Afinal, tudo é controlado pela internet e Bluetooth. 

Cortinas e Persianas

A ideia de acordar com a luz do sol é um motivador para várias pessoas. Porém, e quem não gosta de dormir com as cortinas abertas? Tecnologia resolve! Uma facilidade nas casas inteligentes é o sistema de cortinas e persianas automatizadas Elas podem ser integradas com os sistemas de iluminação e climatização, assim, a partir de um horário definido elas abrirão e fecharão, em todos ambientes ou apenas nos programados. 

Sistema de Som

Este sistema tem o objetivo de conectar o áudio e vídeo das casas inteligentes. Além de tornar o “cinema caseiro” mais emocionante, ele também pode reproduzir os sons de projetores e smartphones. Uma tendência é integrar com os sistemas de iluminação e persianas, assim, você poderá escolher sua música favorita para o amanhecer. 

Fechaduras

Em tempos de tanta tecnologia, os sistemas inteligentes também já alcançaram a área de segurança das casas. As chamadas “Smart Locks” são controladas pelo smartphone do dono, que pode desbloquear e bloquear as portas de casa com um toque. Alguns sistemas também funcionam por aproximação, leitura facial e até leitura da íris. 

Água e Sustentabilidade

O meio ambiente também tem vez no mundo da tecnologia! O sistema de água pode ser controlado por meio da instalação de sensores de vazamento. Quando inseridos nos banheiros, máquinas de lavar roupa e louças e até mesmo nas torneiras, esses sensores alertam os donos sobre possíveis vazões da água. A economia é inteligente para o bolso e a natureza. 

Tomadas USB

Praticamente todos os aparelhos e sistemas de uma casa inteligente podem ser comandados pelo smartphone. Então, nada mais funcional do que a instalação de diversas tomadas USB pela Smart Home! Na cabeceira da cama, no braço do sofá, na bancada da cozinha e, muitas vezes, até no banheiro, esses dispositivos devem se tornar “comuns” nos próximos anos. 

Procurando o lar perfeito?

Toda a tecnologia é importante em uma casa inteligente. Mas, para se ter um verdadeiro lar é necessário muito mais do que isso! É preciso ter conforto, funcionalidade, exclusividade, segurança e aconchego para toda a família e amigos. 

A CGL Construtora é apaixonada pela inovação e está conectada com todas as novidades do mundo imobiliário. Por isso, levamos detalhes futuristas e essências tradicionais para nossos residenciais. Sabemos que, muito mais do que um espaço, você procura um lar. 

Conheça os lançamentos que a CGL está preparando para 2021! Temos certeza que você encontrará diversos detalhes inteligentes por lá > https://cgl.com.br/lancamentos/ 


Compartilhe:
[TheChamp-FB-Comments url="https://blog.cgl.com.br/smart-homes-conheca-tendencias-para-2021/"]