Telhados Verdes - CGL

Telhados verdes: como economizar energia e aumentar o bem-estar Decoração & Arquitetura | 29.10.2018

Atualmente, existem várias soluções para residências que fazem com que a economia de dinheiro e a sustentabilidade andem lado a lado. Os telhados verdes, cada vez mais comuns nas maiores cidades, estão entre elas.

Se você tem interesse de instalar em sua casa uma solução para economizar energia elétrica e diminuir a temperatura no verão, além de contribuir para a redução da poluição na cidade, fique atento ao texto. Hoje, explicaremos os benefícios e como investir em telhados verdes.

Telhados verdes - Reprodução - Blog da Arquitetura

Imagem: reprodução / Blog da Arquitetura.

O que são telhados verdes

Podemos descrevê-los basicamente como jardins que são instalados e cultivados nos telhados das residências. Parece simples, mas a prática traz inúmeros benefícios.

O maior e mais famoso deles é a diminuição do efeito “ilha de calor”, já que ajuda a diminuir a temperatura local. Isso acontece de forma bastante simples: por deixar o telhado mais úmido e protegido dos raios de sol, o interior do ambiente fica menos quente.

E é o maior “frescor” no ambiente que leva a diminuição do gasto de energia. Telhados verdes, quando instalados em residências, podem diminuir cerca de 5 graus na temperatura do ambiente.

Com maior conforto térmico para os residentes, cai a necessidade no uso de ar-condicionado no verão. Esses aparelhos elétricos são enormes gastadores de energia elétrica. Não usá-los, portanto, gera uma economia enorme.

Além disso, telhados verdes também servem para aumentar a área útil da residência. Essa área pode ser usada, por exemplo, para a retenção de água da chuva, que por sua vez poderá ser utilizada para lavar calçadas e outros cômodos. Bacana, não é?

Telhados Verdes - CGL

Atualmente, prédios também investem em telhados verdes nos grandes centros. Imagem: reprodução / Fundação Verde Herbert Daniel.

Bem estar também agradece

Os benefícios dos telhados verdes não são só econômicos. Além do conforto da temperatura, vale lembrar que os telhados verdes também bloqueiam boa parte dos ruídos sonoros, como buzinas, sons de motores e de máquinas de construção. Para quem vive em uma grande cidade, é um ótimo benefício.

Existem estudos que mostram que em escritórios e outros ambientes comerciais os benefícios dos telhados verdes contribuem para a produtividade de funcionários, bem como para sua concentração. Isso acontece por causa da tranquilidade gerada no ambiente, que aumenta o bem-estar geral.

Vale lembrar também que este espaço pode ser usado pela jardinagem. É possível usá-lo para cultivar ervas, plantas terapêuticas e até alimentos. As vantagens dos telhados verdes são enormes!

Quer investir em um?

Se você se interessou pelos telhados verdes, a primeira ideia para investir em um é conversar com um profissional arquiteto ou paisagista. Reconhecendo a estrutura da residência, ele saberá dar as melhores dicas para realizar o isolamento necessário para evitar o excesso de umidade na residência.

Realizando o isolamento e preparação das estruturas do telhado, o próximo passo é escolher o espaço e as estruturas que vão segurar a terra. Depois disso, basta realizar a escolha das plantas – as nativas serão que mais aceitarão o novo solo, portanto, merecem atenção.

A CGL apoia todas as iniciativas que apoiam tanto o meio ambiente quanto o bem estar dos residentes. Em nossos projetos, fazemos questão de manter áreas verdes de plantas nativas, contribuindo tanto para a manutenção das mesmas quanto a qualidade de vida dos condôminos.

Condôminio Passeio Boa Vista, lançamento da CGL, é exemplo de empreendimento que valoriza a área verde e o bem-estar proporcionado pela natureza.

Quer conhecer mais sobre nossas iniciativas? Conheça nosso site. Para mais dicas, fique de olho em nosso blog!


posts relacionados

Foto por: Freepik

Como ter uma casa pet-friendly Qualidade de vida | 13.02.2019

Quem tem um animal de estimação, normalmente gato ou cachorro, sabe que sua rotina e até sua casa podem mudar por causa dele. E quem quer...
Melhores Capitais - CGL

As melhores capitais do Brasil para se viver Qualidade de vida | 13.09.2018

Viver em uma capital traz vantagens que são simplesmente incomparáveis. Mais recursos, comércios, infraestrutura, opções de lazer, entr...