Tijolinho à vista - CGL

O que você precisar saber sobre tijolinho à vista na decoração Decoração & Arquitetura | 12.10.2018

Nossa casa deve ser o melhor lugar do mundo para nós, e a CGL sabe disso. Em nossos projetos, pensamos sempre como o ambiente leva ao bem-estar e faz o dia a dia ser melhor.

A decoração de cada lar fica por conta do proprietário, já que cada pessoa tem seu gosto. No entanto, aqui no blog sempre trazemos dicas de decoração para que cada cliente saiba a gama de opções que possui.

E hoje falaremos sobre um elemento de decoração bastante famoso: o tijolinho à vista. Este pedaço de decoração rústica é bastante comum em diversos lares. Aqui, mostraremos também como ele é versátil.

Tijolinho à vista - CGL

Na decoração, tijolinho combina muito com elementos naturais. Imagem: Marilia Brunetti / Achados de Decoração.

O famoso tijolinho, material natural feito de argila, combina uma solução prática e eficaz na decoração com um objeto cheio de personalidade. Portanto, quem quer redecorar um ambiente e criar algo único pode colocar o tijolo à vista entre as opções.

As principais vantagens do uso desse material são a sensação de aconchego e acolhimento, a atmosfera natural, a simplicidade que pode se unir com elementos mais modernos e com cores diversas sem perder a graça e a beleza primitiva. Fique de olho nas imagens abaixo.

Tijolinho - CGL

Tijolo à vista pode agregar na decoração industrial em grandes ambientes. Imagem: Marcos Antonio / Casa.com.br.

Tipos de tijolinho no mercado

Nas lojas de material de construção é possível encontrar até três tipos de tijolos aparentes: os cerâmicos, os de argila e os sintéticos. Qualquer um deles vai ocupar na largura cerca de 12 cm, por tijolo.

A diferença em relação à parede convencional é que a aplicação do tijolinho precisa ser em parede de drywall ou outra muito fina, e é preciso checar se a estrutura tem suporte para isso. Sempre contrate um profissional habilitado para executar sua obra.

Tijolinho - CGL

Tijolinho à vista pode também ser mais discreto, em cores neutras. Imagem: Revista Casa e Jardim.

Um detalhe importante é que os tijolos de argila (ou barro) não devem ser aplicados em áreas de maior umidade; o melhor para esse caso é o revestimento cerâmico, e até nesse caso será necessário fazer a impermeabilização da parede antes de aplicar o material.

O revestimento cerâmico tem outras vantagens, como a resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico, além da sua versatilidade. Vale lembrar que este material serve tanto como estrutura quanto acabamento.

Tijolinho-a-vista - CGL

Material combina com a decoração de qualquer ambiente. Imagem: PInterest.

A desvantagem do revestimento cerâmico é que, quando aplicado em áreas externas, a sujeira se acumula com facilidade. Além disso, se haver pequenos furos à vista no tijolinho, é bem possível que pequenos insetos se juntem ali.

Duas coisas são essenciais para quem vai aplicar o tijolinho à vista na decoração. A primeira é impermeabilização, que vai evitar o acúmulo de umidade e criação de limo. Outra coisa essencial é a aplicação de verniz acrílico ou silicone no acabamento, o que vai evitar que o tijolo solte partículas de pó.

Tijolinho à vista - CGL

Tijolinho combina muito bem com decoração rústica e materiais como madeira e outras pedras. Imagem: PInterest.

Independente do material escolhido na decoração, o importante é querer transformar sua casa no melhor ambiente possível. A CGL sabe que seu lar deve ser o melhor lugar do mundo e refletimos este pensamento em nossos projetos. Conte conosco!


posts relacionados

Foto por: Freepik

Como ter uma casa pet-friendly Qualidade de vida | 13.02.2019

Quem tem um animal de estimação, normalmente gato ou cachorro, sabe que sua rotina e até sua casa podem mudar por causa dele. E quem quer...

Como montar a Árvore de Natal Decoração & Arquitetura | Dicas | 09.11.2018

Veja algumas dicas de como montar a Árvore de Natal para deixar a sua casa mais bonita neste fim de ano. Imagem: Unsplash.   O natal e...