Vai comprar o primeiro imóvel? Veja essas 4 dicas Dicas | Qualidade de vida | 17.03.2020

A compra do primeiro imóvel é um momento único da vida de qualquer um. Muitos casais, famílias e até mesmo pessoas individualmente juntam suas economias para realizar o sonho da casa própria.

Esse importante passo normalmente vem acompanhado de muita expectativa e ansiedade, o que pode causar certa apreensão, principalmente na hora de escolher e negociar as condições do imóvel.

Por isso, nossa publicação de hoje traz algumas dicas para comprar o primeiro imóvel com mais segurança. Vamos lá?

Dicas para comprar o primeiro imóvel

IMÓVEL NOVO OU USADO?

Comprar o primeiro imóvel não significa a necessidade de um imóvel novo. Há muito o que considerar nesse momento. Um imóvel usado pode ter um valor mais acessível, porém é preciso verificar as condições do local.

Por outro lado, um imóvel novo garante melhores condições de negociação, principalmente se for na planta. Além disso, uma construção nova apresenta propriedades modernas, seguras e com a vantagem de que você será o primeiro morador.

LOCALIZAÇÃO É O PRINCIPAL?

No momento da escolha do imóvel, é comum considerar as melhores localizações para sua nova moradia. E isso é realmente importante; afinal, o local é o que vai ditar a qualidade de vida na região.

Localizações mais nobres são automaticamente mais caras, não somente com relação ao imóvel, mas também ao comércio e serviços oferecidos nas redondezas.

Bairros mais afastados podem ser mais acessíveis, mas você precisa considerar a facilidade de acesso ao trabalho, faculdade, escola dos filhos e tudo que envolve locomoção.

Além disso, a localização do novo imóvel também tem uma grande importância no quesito valorização. Seja um imóvel novo ou usado, com o tempo a valorização muda e você precisa estar atento a isso.

VOCÊ PODE USAR SEU FGTS?

Muita gente conquista o sonho da casa própria utilizando o saldo do FGTS como valor de negociação de entrada ou redução das parcelas.

Mas, para que seja possível utilizar o Fundo de Garantia, o trabalhador precisa cumprir algumas exigências, por exemplo:

  • Ter no mínimo 3 anos de carteira assinada.
  • Ainda não ser proprietário de imóveis na cidade que pretende adquirir.
  • Não ter financiado nenhum imóvel pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Se você cumpre os requisitos, pode incluir o valor no seu planejamento para a compra do primeiro imóvel. Aqui na CGL você pode usar o saldo para comprar alguns dos nossos empreendimentos.

A NEGOCIAÇÃO É BOA?

Como vimos acima, a questão de valores envolve muitas variáveis, desde um imóvel novo ou usado até mesmo a localização e FGTS.

Mas não é só isso que você deve considerar na hora de assinar o contrato. As negociações de imóveis precisam ser claras para ambas as partes, afinal podem envolver diferentes custos em diferentes etapas da obra ou entrega.

Você pode acordar um fluxo de pagamento com as construtoras, que envolve valor de entrada, valor durante a obra, valor após a entrega, sinais de maior valor durante a construção e muito mais.

É por isso que você deve prestar atenção para não cair em golpes ou acabar no prejuízo. Aqui na CGL nós construímos uma história de dedicação e respeito ao consumidor, desde 1993. Hoje, fazemos parte do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP) e possuímos a qualificação ISO 9001-2015.

Gostou das nossas dicas? Fique à vontade para sugerir novos cuidados ou tirar alguma dúvida.

Não deixe de compartilhar o conteúdo! E continue acompanhando nosso blog para mais dicas e curiosidades do setor imobiliário.

 


Tags: , , , .
Compartilhe:

posts relacionados

Cachorro no apartamento? Veja alguns cuidados básicos para seu bichinho Dicas | Qualidade de vida | 28.04.2020

A opção por morar em apartamento atrai muitas pessoas devido à segurança, conforto, valor do imóvel, entre outros. Mas, ao mesmo tempo,...

Conheça os principais benefícios ao comprar um imóvel novo Dicas | Qualidade de vida | Tendências | 07.04.2020

A gente sabe que a decisão de comprar um imóvel é algo que deve ser muito bem pensado e planejado, não é? Afinal, muitas questões est...
[TheChamp-FB-Comments url="https://blog.cgl.com.br/vai-comprar-o-primeiro-imovel-veja-essas-4-dicas/"]